Existem diversas espécies adaptáveis a períodos de pouca chuva capazes de armazenar água e ainda oferecer um belo efeito visual no jardim. Conheça as características dessas plantas.
23/04/2015
Em tempos de falta de água, o lema é economizar esse bem tão precioso. Mas como manter um jardim bonito se tem chovido bem menos do que o esperado e se devemos reduzir o consumo de água?
Uma boa opção é cultivar plantas adaptáveis a períodos de estiagens de chuvas e resistentes ao calor. Há diversas espécies capazes de armazenar água e ainda oferecer um belo efeito visual.
Confira algumas características:
- Plantas que possuem folhas pequenas e mais firmes. Ex: alecrim e onze horas.
- Plantas com folhas que contêm penugem – elemento importante na conservação de umidade. Ex. gerânio e lantana.
- As plantas com folhas mais macias e delicadas são as que se adaptam melhor ao calor, devido à maior capacidade de acúmulo de água. Ex. suculentas e cactos.
- As plantas com coloração esbranquiçada ou acinzentada possuem um mecanismo que as fazem resistentes ao calor. Ex: chuva-de-prata e lavanda.
- As plantas com folhas em forma de agulha não ressecam tanto com o vento e, por isso, têm menos perda de água. Ex: as coníferas de um modo geral.
- Plantas que gostam de solo arenoso também são ideais para regas em menor quantidade. Ex. onze horas, bougainville, ixora, agaves, clusia e pitosporo.
Bougainville e Ixora (Direita)
Agaves, Clusia e Pitosporo (Esquerda)
- Plantas aromáticas possuem óleos essenciais que evaporam com o calor e protegem as folhas do ressecamento. Essa é a razão de exalarem um aroma mais intenso nos dias ensolarados. Ex. rosa, alfazema e lavanda.
Todas as espécies mencionadas ficam melosas quando recebem água em excesso. Por isso é importante conhecer as necessidades hídricas das plantas ao cultivá-las, o que pode contribuir não só para obter um jardim bonito como para poupar água.
_____
Fonte: Dicas de paisagismo – Momentum